O cartão fidelidade farmácia é uma estratégia muito útil que pode aumentar as vendas em uma farmácia de bairro. É um investimento de baixo custo que qualquer gestor de farmácia pode planejar e executar. Neste post vamos te dar algumas dicas para escolher a premiação do seu cartão!
Criar um cartão fidelidade farmácia, não é um trabalho extremamente complexo. Na verdade é equilibrar três fatores: um layout agradável, utilizar bons materiais para a impressão e finalização do cartão e o prêmio certo.
Para evitar que esses fatores se sobreponham em seu cartão fidelidade, cada fator deve ser entendido separadamente. Por exemplo, não adianta fazer artes extremamente criativas e profissionais se os prêmios não significarem valor agregado ao seu cliente. Da mesma forma, prêmios atrativos podem ser descredibilizados por uma arte confusa ou uma impressão de baixa qualidade.
Escolhendo a premiação: Entendendo meus clientes.
Se deseja aumentar as vendas de sua farmácia, acima de tudo, você deve considerar que o prêmio precisa agregar valor a seu cliente. Precisa de um prêmio que levará seu cliente a completar o cartão fidelidade farmácia. Você deverá olhar para sua farmácia como um cliente, e se fazer a pergunta “porque completar este cartão?”.
Pode-se fazer uma breve pesquisa com seus clientes a fim de descobrir que tipo de prêmio os levará a completar o cartão fidelidade farmácia. Bem como, escolher um prêmio que tenha valor monetário proporcional à compra. E neste momento é quando você deve decidir se será um sistema de pontos ou quantidade de compras.
Escolhendo a premiação: Tipo de cartões.
Caso opte por um sistema de pontos, delimite quantos pontos cada compra pode valer, e trace sua estratégia para valores altos. Ao olhar para seu cartão fidelidade farmácia o cliente deve se fazer duas perguntas: “quantos pontos vou ganhar?” e “quantos pontos preciso?”.
Este tipo de cartão, também exige um sistema, mesmo que raso, para registro dos pontos no cartão fidelidade farmácia. Você pode usar uma planilha integrada ao sistema de cadastro de usuários de sua farmácia – em alguns casos, o próprio sistema de cadastro oferece essa opção.
Já no caso de quantidade de compras o ideal é um cartão fidelidade farmácia de 5 a 10 compras. Assim, após um número X de compras uma relação de fidelidade entre o cliente e sua farmácia se forma. Da parte do cliente, ele viveu a experiência de adquirir seus produtos por X vezes, da sua parte, você o premia como sinal de que é uma farmácia com valor agregado.
Duas dicas muito valiosas neste tipo: Estipule um valor mínimo de compra, baseado no valor monetário da premiação. Se optar pelo caminho das 10 compras, coloque um prêmio menor e motivador na quinta compra. Por exemplo, se o prêmio da 10ª compra for um cupom de 20%Off, quando o cliente chegar na 5ª compra dê a ele um item que custe 20% do valor mínimo.
Mais estratégias com o cartão fidelidade farmácia
Agora que já sabe que tipo de premiação dará a seu cliente fidelizado por meio do cartão fidelidade farmácia, talvez seja o momento de pensar na ampliação da estratégia de marketing para sua farmácia.
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