Uma coisa é certa caro leitor, toda ação exige uma reação, concorrente novo, alguém está cobrindo os seus preços, seu faturamento está caindo… não existe sensação pior do que a de não saber o que fazer quando o cenário exige que a ação seja rápida.
Digo isso porque algumas ações para combater este tipo de situação leva tempo, os motivos de você estar perdendo vendas ou espaço para o seu concorrente podem ser os mais variados: precificação errada, controle financeiro ruim, rupturas no estoque…
Corrigir estes problemas não é algo rápido, algo que você faz de um dia para ou outro ou de uma semana para a outra. É um processo que envolve muito estudo, técnica e comprometimento.
As vezes o mercado é muito agressivo, e você pode não ter o tempo necessário para reagir, ou seja, até você conseguir ajustar todos os fatores inerentes a gestão, você perdeu espaço e dependendo da situação isso pode ser irreversível, a consequência será a queda de faturamento, e nós sabemos que recuperar isso depois não é impossível, mas é bem difícil.
A verdade é que a gestão é importantíssima, mas existem momentos que exigem mais do que isso, existem momentos que a resposta precisa ser rápida para que você consiga ganhar tempo para então fazer a gestão.
Não estou dizendo aqui de focar em vender mais, ou focar em estar continuamente aumentando o seu faturamento, isso nem sempre é o melhor caminho para a sua lucratividade. Estou dizendo sobre você ter o controle sobre suas vendas, de quando for necessário ter ações que vão manter o seu faturamento protegido contra as ameaças do mercado.
Esta reação imediata que você pode literalmente fazer em minutos é como se fosse um antídoto que vai neutralizar a ameaça e manter seu faturamento protegido, isso vai fazer você ganhar tempo para poder ajustar tudo o que precisa com mais técnica e assertividade utilizando a gestão.
Quando o assunto é proteger a sua venda você precisa de três passos, tendo isso você consegue se manter protegido das ameaças, se liga:
1 – Oferta
Fazer uma oferta não consiste apenas em colocar o preço no produto e sair anunciado e vendendo, você precisa escolher o produto certo para a pessoa certa no momento certo, quando mais você acertar maior a chance de vender.
E para isso, a oferta precisa ter 3 coisas, são elas:
- Tema – toda oferta precisa de um contexto, assim você vende a coisa certa para a pessoa certa, não faz sentido, por exemplo, focar em vender espuma e aparelho de barbear no mês de maio que é o mês das mães.
- Prazo – para a oferta ser levada a sério, ela precisa ter um início meio e fim
- Uma grande promessa – qual a grande vantagem do seu cliente? Qual o grande motivo dele comprar de você?
Talvez você tenha aprendido que o mais importante é o preço, e quer saber? Eu concordo com você, mas é importante entender que o preço não é tudo. Sua estratégia de marketing e vendas tem que estar pautada também em outros pilares para te tornar ainda mais forte.
Focar sua estratégia somente no preço educa o seu cliente a querer apenas o preço, e se chegar um concorrente com um preço melhor que o seu? O que você faz? Como reagir?
2 – Tráfego
O sucesso da sua oferta e da sua venda dependem de pessoas indo à Drogaria, e para atrair pessoas é preciso saber quem são elas e onde elas estão. Você pode ter a melhor gestão do mundo, a melhor precificação de todas, mas se não atrair pessoas para ver isso, tudo será em vão.
Tabloide, panfleto, rádio, carro de som, redes sociais, essas ferramentas servem para lhe trazer mais dinheiro e não te fazer gastar mais, mas para isso elas precisam ser planejadas.
E o planejamento ele envolve vários fatores, mas se fosse para resumir eu diria o seguinte, sempre quando for fazer algo para gerar tráfego para a sua Drogaria responda as seguintes perguntas:
- Para quem estou montando esta divulgação? (O seu público alvo)
- O que estou divulgando neste material é interessante para ele? (Os produtos e serviços em destaque, interessam para o público alvo? É relevante para eles?)
- Onde este público está? (em casa, no trabalho, na internet, na rua…)
- Qual o melhor canal para chegar até ele? (carro de som, tabloide, redes sociais…)
3 – Atendimento
Mais do que preço e vendas, é preciso gerar relacionamento com o cliente para mantê-lo fiel e quando falo de relacionamento não estou falando de ser simpático ou estar sempre sorridente.
O grande desafio aqui é ouvir o cliente na essência, e ter foco em resolver o seu problema. Quanto mais problemas do seu cliente você resolver, mais sucesso e mais vendas você vai fazer.
Pense em você mesmo como um consumidor, você gosta de pagar por um serviço que não resolve o seu problema? Porque com o cliente da sua drogaria seria diferente?
A campanha
Quando você trabalha estes três passos em conjunto, o resultado é uma campanha de vendas que vende de verdade.
Se para cada ameaça que você tiver ao seu faturamento você montar uma campanha que tenha uma oferta, atraia pessoas e tenha uma equipe preparada para atender a estas pessoas, você terá em suas mão a arma perfeita para se proteger.
Você entende o contexto que o seu público está inserido e prepara a oferta certa, faz o trabalho para atrai-lo e pelo atendimento você o fideliza. Falando assim, parece ser algo simples, e não muito diferente até mesmo do que você faz hoje.
Tudo o que é feito com método e técnica tem a chance de ter mais resultados, todos fazem precificação, mas porque alguns tem resultados melhores que outros? Todos fazem gestão, mas porque alguns tem uma gestão melhor do que outros? Todos vendem, mas… porque alguns vendem mais do que outros, se no fundo fazem a mesma coisa?
O ponto não é o fazer, mas sim o como, quando e onde fazer, é ai que esta toda a diferença e o que separa proprietários de farmácia que levam o marketing da sua empresa de maneira profissional ou amadora.
Tudo isso que você leu até agora é resultado de mais de 7 anos de muito estudo e trabalho com Drogarias em todo o Brasil, algo que já foi feito e validado centenas de vezes. Espero que tenha gostado e a partir deste artigo reveja um pouco a forma como vem levando o marketing da sua Drogaria.
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